10 anos, 10 lições sobre autonomia financeira parte 2

 

continuação das lições

 

10 licoes financeiras parte 2

 

Colecione experiências, não coisas

É muito fácil acumular coisas na vida. Não é difícil encontrar um armário cheio de roupas acumuladas de todos os estilos imagináveis. Uma estante cheia de livros, home-Theater não utilizado, depósito de coisas na garagem e muitas outras coisas que acabamos por não usar.

É tão fácil querer as coisas, comprar e acumular elas e a vasta maioria de nós acaba fazendo isso em algum área de nossas vidas, eu faço com sacolas plásticas e tento mudar isso.

Mas aqui vai uma sacada que você não pensou: tudo isso só representa momentos que você já passou e que você gostaria de ter novamente.  Estou errado? Ter aquele livro em sua estante significa que você quer ler este livro em algum momento no futuro. Ter aquele DVD em sua prateleira significa que você quer ver em um futuro próximo.

Esses itens representam experiências potenciais. Mesmo assim, se sermos sinceros conosco, se você retirar tudo que você acumula e esquecer as experiências que eles representam ou podem representar, você terá tempo de sobra para ter momentos de sobra para o resto da vida e provavelmente não os utilizará como esperava.

Eu não tenho mais tanto orgulho de minha coleção de livros como eu achava que iria ter. Isso também se aplica para as roupas que eu tenho. As coisas que realmente tem valor para mim?A lista de cidades e países que quero conhecer, ou conheci. As pessoas que ajudei. Os dias que progredi na academia. Minhas conquistas pessoais.

De forma resumida, a vida é mais completa quando você foca em experiências ao invés de coisas.

Isso tem diversas vantagens. A primeira, quanto menos coisas você tem, menos espaço você precisa para guardá-las. Quanto menos coisas você tem, menos tempo você gasta procurando coisas e menos tempo você tem para arrumar essas coisas. E ainda, quanto menos coisas você tem, mais fácil é de arrumar, reorganizar e reestruturar sua casa.

Mesmo sendo um princípio bem óbvio, é algo que eu ainda tenho dificuldades em fazer. Eu percebo que quanto mais limpo é meu local menos tempo eu gasto em adquirir coisas  e mais tempo eu gasto fazendo coisas, eu sou genuinamente mais feliz e geralmente tenho mais dinheiro sobrando. O oposto é verdadeiro quando compro coisas – eu recebo aquela carga de felicidade instantânea quando compro algo, mas depois de um tempo acaba e eu tenho que me preocupar com as coisas que tenho.

Tente isso: se livre de sua coleção a um mínimo de 10 coisas que você tem mais chances de utilizar no futuro. O que você descobrirá é que você terá mais tempo e mais sensação de felicidade, e ainda terá dinheiro com a venda das coisas que vendeu.

Uma vez ao ano, verifique as coisas que possui e se pergunte se você utilizará as coisas que tem daqui há um ano ou dois- se não for utilizar, se livre disso, venda.

É realmente uma receita para uma vida mais equilibrada, pois deixa você com mais tempo e mais dinheiro livre para efetivamente fazer as coisas que você gosta.

 

Se você deseja ler a parte três do que ele aprendeu em sua vida clique aqui!

Se deseja voltar para a parte 1 da postagem clique aqui!

Caso você queira fazer como ele e mudar definitivamente os rumos da sua vida clique aqui!

Caso você queira saber seu perfil financeiro clique aqui e saiba agora mesmo!

Caso você seja um investidor e deseja saber seu perfil de investidor agora mesmo clique aqui!

 

Descubra seu perfil Financeiro

Gabriel Pozzetti

Gabriel Pozzetti é investidor desde 2006 e trader, certificado ANCORD, CPA-20 e PQO Mesa. Se aprimorou nos Estados Unidos e hoje tem como missão ensinar pessoas a proteger seu dinheiro e encontrarem investimentos de alta rentabilidade e ajuda investidores ambiciosos a terem sucesso.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *