3 exemplos sobre dinheiro que todo pai deveria ensinar

Garotinho poupando dinheiro com a mãe!

Garotinho poupando dinheiro com a mãe!

Aqui vai um dado assustador para você: 71% dos pais são relutantes em discutir questões financeiras com seus filhos. Talvez a razão para os pais não conversarem com seus filhos seja a de que eles sentem que não possuem nada a oferecer a seus filhos. Ou pensam que o filho dela não tem idade suficiente para aprender sobre dinheiro até que ele tenha idade suficiente para que tenha uma emprego. Mas há algo essencial que seus filhos podem aprender com você durante essa fase.

Mantenha um coração bondoso

Quando seus filhos estão te enlouquecendo, e você quer ir do carro até a loja ou ao restaurante o mais rápido possível, alguém implorando por dinheiro pode ser muito inconveniente. Pode ser tentador falar coisas a pessoa como “arrume um emprego”, ou “eu não tenho dinheiro para minha família”. Ao invés de fazer isso, ofereça-se para comprar uma refeição para a pessoa.

Isso mostra a seus filhos como ser bondoso e tranquilo com os outros pode ser. Se a pessoa aceitar sua oferta, você pode transformar a situação em um momento de aprendizado. Diga algo como “você sabe que sempre temos comida em casa e uma cama para dormir? Algumas pessoas não tem nada”.

Na maioria das vezes, a pessoa em necessidade vai querer somente dinheiro. Isso é uma ótima forma de ensinar também. Encoraje seus filhos a pensar nas necessidades básicas, ao invés de simplesmente jogar o dinheiro dela para as pessoas. Isso serve para seus filhos e o mendigos que tentam simplesmente se aproveitar de outros.

Evite compras impulsivas

Nos vemos isso nas ruas o tempo todo: a criança implora por todo brinquedo ou um objeto que brilha. Enquanto a mãe fala “não” firmemente, enquanto tem uma bolsa de marca ou uma roupa cara que acabou de comprar no shopping.

Sim você pode ter feito isso. Ensinar seus filhos a não comprar impulsivamente enquanto você não segue o que ensina parece um grande contra-senso e acredite, eles seguem o exemplo que vêem. Quando você estiver indo às compras com seus filhos tente criar um momento de aprendizado para todos. Diga “querido, eu sei que você quer muitas coisas legais aqui, e eu também quero, mas é tão importante para nós comprar o que precisamos hoje”.

Isso significa que você não pode comprar nunca algo legal? Lógico que não. Mas planeje e organize para os itens de brincadeira, incluindo seus filhos no processo. Talvez dizendo algo como “nosso orçamento é 20 reais hoje”. Você pode me ajudar a escolher algo?”

Defina sonhos e metas

Metas e sonhos são extremamente importante na vida. Não estou falando sobre metas vagas e suaves, como sair das dívidas que acumulam 20 mil reais até janeiro do ano seguinte. Você deve definir metas e sonhos concretos e os passos alcançáveis, e mantenha um registro de suas metas até conquistá-las. Não tenha medo de passar isso a crianças de mais idade sobre quais são suas metas financeiras para o final do ano, e mostre a eles um relatório de progresso. É importante para as crianças que elas podem conquistar várias metas  – poupar dinheiro, estar saudável, aprender uma habilidade, etc. – se elas definirem e seguirem suas metas.

Para fazer disso uma questão familiar, pense em férias que vocês podem fazer juntos. Veja o custo (não se esqueça de colocar no orçamento dinheiro para despesas inesperadas) e a data. Por exemplo, se você estiver planejando gastar R$2.500,00 no final de semana, você então tem que poupar R$100 reais por semana. Faça um jogo com isso, desenhando um gráfico que mostra o progresso.

Outra forma de ajudar seus filhos a entender como estabelecer metas financeiras é fazer com que elas definam suas próprias metas. Por exemplo, se eles querem um determinado brinquedo na loja, descubra quanto custa. A partir daí coloque uma cofrinho e ao lado um gráfico de progresso para o cofrinho para relacionar o quanto eles ganham por semana com tarefas.

Caso você não queira sobrecarregar seus filhos com suas desgraças financeiras ou sente que não possui informação suficiente para ajudar eles, pense novamente. Você não precisa partilhar com eles cada preocupação financeira ou meta, mas mostre a eles como administrar o dinheiro e ensine a eles fundamentos básicos de uma forma divertida.

Caso sinta necessidade, há também o Terapeuta Financeiro, ele possui ensino didático tanto às crianças quanto a seus pais sobre como lidar com dinheiro e orçamento. Possui inclusive jogos para isso.

 

Caso você queira fazer como ele e mudar definitivamente os rumos da sua vida clique aqui!

Caso você queira saber seu perfil financeiro clique aqui e saiba agora mesmo!

Caso você seja um investidor e deseja saber seu perfil de investidor agora mesmo clique aqui!

Descubra seu perfil Financeiro

Gabriel Pozzetti

Gabriel Pozzetti é investidor desde 2006 e trader, certificado ANCORD, CPA-20 e PQO Mesa. Se aprimorou nos Estados Unidos e hoje tem como missão ensinar pessoas a proteger seu dinheiro e encontrarem investimentos de alta rentabilidade e ajuda investidores ambiciosos a terem sucesso.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *