Como você está sabotando seu futuro e como mudar isso

sabotar futuro

Muitas pessoas estão sabotando seu futuro financeiro sem sequer saber disso. Elas estão tão focadas em somente um aspecto de suas vidas, como a carreira, que estão ignorando outras partes de suas finanças. Elas talvez estejam muito temerosas para admitirem os pontos que precisam mudar, ou sob a impressão de que as coisas de algum forma irão mudar se elas continuarem trabalhando duro. A verdade é que sem esforço e mudanças deliberativas, você não irá mudar sua situação financeira. Aprenda se você está sabotando seu futuro financeiro e as formas de parar com isso.

Não contribuir para a aposentadoria

Talvez você não esteja preocupado agora, mas no futuro você irá sentir o impacto de não ter contribuído para a aposentadoria. Quanto mais cedo você começa, menos você tem que se preocupar. Irá chegar um momento em que sua previdência irá render mais todo o mês mais do que você contribui e ai suas economias realmente crescerão. Você não precisa depender da aposentadoria pública, pois não é certo como o programa de aposentadoria pública irá funcionar no futuro.

Passos de ação:

  • Se você trabalha em uma empresa que ajuda na contribuição para a aposentadoria privada comece a contribuir hoje. Fale com o Recursos Humanos de sua empresa para saber quando pode começar.
  • Todo ano aumente o percentual que destina a contribuição até que chegue a 15% de sua renda. Você pode ajustar quando recebe aumentos e bonificações como o 13º.

Usar o cartão de crédito e efetuar os pagamentos mínimos

A não ser que você consiga pagar a fatura de seu cartão de crédito todo o mês, é melhor que você não utilize seu carão de crédito. A dívida de seu cartão ficará subindo até que a fatura mínima de seu cartão seja de todo o seu salário. Você está sabotando seu futuro quando efetua somente o pagamento mínimo da fatura do cartão. É importante entender isso pois o débito irá lhe prejudicar cada vez mais e de forma silenciosa.

Passos de ação:

  • Deixe seus cartões de crédito em casa. Se você não estiver com eles quando estiver comprando, você não ficará tentado a usá-los.
  • Crie um plano para pagar os débitos de seu cartão de crédito o quanto antes. Isso significa diminuir despesas do dia a dia, estabelecer um orçamento, e pagar uma quantia a mais todo mês da fatura mínima de sua fatura.

 

Sem fundo de emergência

Um fundo de emergência é como um colchão de segurança. Você se sente mais seguro quando o tem, mas ele também te protege quando algum desastre e você ainda consegue pagar suas contas mensais. Isso pode tirar o estresse que você tem com um possível reparo no carro ou perca de emprego. Seu fundo está disponível para que você não dependa de um cartão de crédito nestas situações.

Passos de ação:

  • Coloque dinheiro extra em uma conta poupança todos os meses. Acumule R$1.000,00 antes de sair das dívidas.
  • Quando estiver livre de dívidas poupe o equivalente a um ano de despesas. Isso irá lhe proteger contra qualquer emergência como perder o emprego ou uma doença em que você fique incapacitado de trabalhar.

Não poupar

Se você quer conquistar sonhos como abrir uma empresa, comprar uma casa ou fazer a viagem dos sonhos, você realmente precisa poupar para que isso aconteça. Se você não está trabalhando regularmente na construção de uma conta poupança, você deve começar. É importante ter um hábito solidificado de poupar dinheiro para que você realmente faça diferença na construção de seu futuro. Você começará a construir riqueza.

Passos de ação:

  • Comece tentando poupar R$20,00 toda a semana colocando na sua conta poupança.
  • Aumente a quantidade que poupa a cada 6 meses se possível
  • Planeje suas compras em datas que tenham desconto como a black friday ou tente negociar compras a vista para que consiga os preços mais baixos possíveis.

Sem sonhos

Se você não tem um sonho, você não sabe qual o objetivo de sua poupança. É como fazer uma viagem sem destino. Você pode se divertir, mas você não terá um propósito específico. Sem sonhos, você não conseguirá progredir para conseguir comprar uma casa ou se aposentar quando quiser.

Passos de ação:

  • Crie um planejamento financeiro e estabeleça sonhos de curto, médio e longo prazo. Os sonhos podem ser desde coisas como sair de dívidas, ter um fundo de emergência ou comprar uma casa. Ele também deve incluir sonho de longo prazo como pagar a faculdade dos filhos ou se aposentar. Destrinche os sonhos em pequenos passos que você pode começar a fazer hoje.
  • Fale com um educador financeiro, assim que estiver fora de dívidas, e determine qual tipo de investimento você precisa fazer para alcançar seus sonhos.
  • Ajuste os sonhos a cada ano que passa para que você esteja progredindo.

 

Sem apontador de despesas

Um apontador de  despesas pode parecer um trabalho árduo, ou você possa ficar frustrado pelo fato de que você parece nunca ter dinheiro suficiente. Você pode estar com medo de apontar suas despesas quando está constantemente pensando nisso. Dá trabalho no começo mas depois fica fácil. Um apontamento fará um diagnóstico de sua vida financeira e mostrará se você está focando em suas prioridades e poupando dinheiro para seus sonhos. É uma das coisas mais importantes que você precisa fazer para mudar seu futuro financeiro.

Passos de ação:

  • Comece um apontamento hoje para saber se você está poupando o suficiente para cobrir suas despesas.
  • Poupe parte do que ganhar para realizar seus sonhos.
  • Encontre um sistema de orçamento que seja fácil para você. Pode ser um sistema on-line, escrito, ou aplicativo de celular.

Começar em um emprego de baixo salário

Um trabalho desvalorizado é pior do que nenhum trabalho correto? Você talvez tenha aceitado um trabalho de baixa remuneração como aprendiz ou estagiário para ganhar experiência ou por causa do mercado de trabalho. Mas estar em um trabalho que paga pouco pode estar comprometendo seu futuro financeiro. Pode comprometer seu poder de ganhos, e você pode estar dependendo de cartão de crédito para sobreviver. É importante que você procure por um trabalho que pague mais hoje.

Passos de ação:

  • Procure por trabalhos que paguem mais na empresa que trabalha ou em uma empresa nova.
  • Procure cursos de capacitação extras e livres em locais como o SEBRAE e o CIEE para conseguir um emprego melhor.
  • Crie um orçamento para que você que você não dependa de seu cartão de crédito e considere ter mais um trabalho extra para aumentar sua renda.

Gasto excessivo

Se você está constantemente gastando muito, você está se privando de alcançar seus sonhos. Você também pode estar acumulando dívidas, especialmente se você não está prestando atenção no que está gastando e quando está gastando. Pode ser difícil mudar este hábito, especialmente se você não está monitorando com um apontamento de despesas.

Passos de ação:

  • Tente mudar para somente pagamento à vista nas áreas em que tem problemas com gastos.
  • Procure ajuda se você realmente tem problemas em gastar e você não consegue parar. Há grupos de apoio e ajuda psicológica disponíveis para que se torne algo mais fácil de se fazer.

Maus hábitos

Seus maus hábitos podem ser caros e lhe custar muito dinheiro que você poderia utilizar para alcançar seus sonhos. Cigarros, álcool, jogatina e ainda compras compulsivas podem devastar suas contas e tornarem difícil para que você alcance seus sonhos. Mesmo que você sinta que pode arcar com estes hábitos ou que você não quer para com eles, é importante considerar se eles realmente valem a pena serem sacrificados para que você alcance seus sonhos.

Passos de ação:

  • Escolha um hábito para acabar neste mês. Busque ajuda caso você tenha problemas com vícios.
  • Separe dinheiro que você gastaria com estes hábitos. Tente limitar a quantia que gasta toda a semana e todo o mês. Faça uma categoria para cada hábito. Isso pode lhe ajudar

Caso você preciso de um apontador de despesas e queira saber seu perfil financeiro clique aqui!

Caso você queira saber seu perfil de investidor clique aqui!

Caso você queira saber seu perfil de aposentadoria clique aqui!

Descubra seu perfil Financeiro

Gabriel Pozzetti

Gabriel Pozzetti é investidor desde 2006 e trader, certificado ANCORD, CPA-20 e PQO Mesa. Se aprimorou nos Estados Unidos e hoje tem como missão ensinar pessoas a proteger seu dinheiro e encontrarem investimentos de alta rentabilidade e ajuda investidores ambiciosos a terem sucesso.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *