Crime na Bolsa: A desvantagem das análises fundamentalistas – surfando na tendência

Eu vi um reportagem interessante na Revista Exame de 03/09/2014.

“O uso de informações privilegiadas para negociar ações é uma praga no mercado brasileiro. Por que ninguém vai para a cadeia por isso?”

Na reportagem está explicado como é o mundo das pessoas que se utilizam de informações privilegiadas para obterem vantagens sobre aqueles os quais as informações chegam em tempo real. Conhecido também como insider trading a pessoa que se utiliza de informações privilegiadas pode sim ir para a cadeia, na teoria. Quando se analisa os casos de punição por insider trading, fica claro que poucos pessoas real são punidas por tal ato.

Agora a pergunta que eu gostaria que você fizesse a si mesmo é a seguinte: “Eu, um investidor pequeno, comum, que recebo informações em tempo real estou sendo prejudicado por isso. Por quê?”

As pessoas que investem com base em fundamentos de empresas e recebem os dados em tempo real já tem informação atrasada.

Então eu quero dizer que a Análise Fundamentalista não funciona? Não, com certeza a Análise Fundamentalista funciona mas ficar preso a ela é uma atitude que pode lhe prejudicar.

Eu, como investidor desde 2006 e profissional de mercado desde 2010, posso afirmar que as Análises Fundamentalistas feitas por bancos, corretoras, analistas e por mim mesmo, por mais que fossem boas, fugiam de uma premissa muito básica. “Os preços descontam tudo”.

Então quando nós, investidores honestos e comuns vamos comprar ou vender a ação, os investidores privilegiados já possuem tal informação e precificaram o valor de acordo com base neles.

Sim, nós somos reféns do mercado e por mais que em algum momento nós venhamos a ter a certeza que o preço da ação não condiz com os fundamentos da empresa, no final o Mercado é quem dita e não há como fugir disto.

“Se você não pode com o inimigo, junte-se a ele”. Isso mesmo, se você não pode ir contra a maré, aproveite e pegue um “jacarezinho na onda”, surfe na tendência da onda e aproveite com a valorização dela. Depois que a tendência desta ação acaba, procure outra ação que tenha tendência de valorização para investir.

 

Caso você queira fazer como ele e mudar definitivamente os rumos da sua vida clique aqui!

Caso você queira saber seu perfil financeiro clique aqui e saiba agora mesmo!

Caso você seja um investidor e deseja saber seu perfil de investidor agora mesmo clique aqui!

Descubra seu perfil Financeiro

Gabriel Pozzetti

Gabriel Pozzetti é investidor desde 2006 e trader, certificado ANCORD, CPA-20 e PQO Mesa. Se aprimorou nos Estados Unidos e hoje tem como missão ensinar pessoas a proteger seu dinheiro e encontrarem investimentos de alta rentabilidade e ajuda investidores ambiciosos a terem sucesso.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *