Dilema da Análise Fundamentalista e seus adeptos

Isto pode causar a ira de muitos investidores que utilizam a Análise Fundamentalista pra escolherem ativos de investimentos e também os Analistas Fundamentalistas.

A ANÁLISE FUNDAMENTALISTA NÃO FUNCIONA.

Calma vou expor uma situação e depois outra totalmente diferente. Espero que você concorde comigo e entenda o que estou querendo lhe dizer.

O que você faz quando busca por uma Ação com bons fundamentos? Utiliza P/VPA, P/L, Fluxo de Caixa Descontado, Yeld?

Quando você efetivamente escolheu e aplicou nesta Ação, teve retorno? Talvez até tenha tido mas eu tenho certeza que foi um caso em especial. E as outras escolhas deram resultado?

Já fez as devidas comparações com um ativo livre de risco? Já pensou que se houve aplicado em um ativo de Renda Fixa talvez tivesse mais hoje?

Calma isso também acontece com a maioria das pessoas que investem em Imóveis também.

Segue abaixo um gráfico semanal de ELPL4 (Eletropaulo)

Capture_2014_08_05_11_45_51_799

Eu também já fui um adepto da Análise Fundamentalista. E adivinhem? Perdi dinheiro. Sim e esta era minha ação preferida.

Se observarem atentamente a ELPL4 estava em uma trajetória de alta e por algum motivo ela começou a cair. Agora por quê uma ação com ótimo fundamentos começou a cair sem qualquer explicação aparente?

Aqui vai um segredo que as corretoras não lhe contam: Quando os dados fundamentalistas mais atuais chegam para você e para investidores comuns do mercado esses dados já foram precificados no valor da ação por analistas que estão acompanhando a todo e qualquer fato relevante do setor que a empresa desta ação atua.

ela começou a cair quando houve intervenção do governo no preço da energia elétrica. Depois disso foram divulgados em seguida muitos dados ruins da empresa, acredito eu que até dados de prejuízos.

Esta empresa que chegou a pagar 20% de dividendos com o lucro recebido aos seus acionistas, não conseguia mais gerar caixa e o investidor que não estava e nem consegue ficar atento ao mercado a todo momento, foi prejudicado.

VOCÊ ACHA JUSTO, GASTAR HORAS DE SEU TEMPO, ANALISANDO RELATÓRIOS, PAPÉIS, FATOS RELEVANTES, FAZENDO CÁLCULOS COM DADOS QUE JÁ CHEGARAM ATRASADOS PARA VOCÊ E ONDE O MERCADO JÁ SE ANTECIPOU? EU NÃO.

A pergunta sua agora deve ser: “Como posso então fazer um estudo acerca de uma ação de uma empresa que possa me trazer bons retornos?”

 

Gostaria de compartilhar agora o gráfico semanal da ação RENT3 (Localiza Rent a Car).

Capture_2014_08_05_11_58_12_395

Vocês conseguem ver que até hoje ela consegue subir? Sabem por quê ela sobe assim? Para alguns pode parecer óbvio mas a verdade é que o mercado que ela atua ainda está em expansão e esta empresa está aproveitando a oportunidade para conquistar cada vez mais o mercado que ela atua onde suas concorrentes não conseguem. É assim que você deve analisar uma empresa. Para quem pagou o valor de 2,94 reais hoje está rindo a toa com o valor aproximado de 36,15. É uma valorização de 1.129%. Quem iria querer outra aplicação que rendesse esse valor?

Analise empresas que não estão sendo recomendadas pelos analistas, que estão começando no mercado acionário e que tem um potencial de conquistar um mercado de consumidores amplo e que faz isso melhor do que as concorrentes.

Mas e até quando eu fico nesta empresa? Até ela mostrar sinais de que não consegue mais conquistar consumidores no mercado em que ela atua. Se ela não conseguir conquistar mercado é provável que ela não crescerá mais.

SE ELA NÃO CRESCER MAIS VOCÊS ACHAM QUE O PREÇO DAS SUAS AÇÕES NO MERCADO VÃO CONTINUAR A SUBIR? Espero que vocês respondam esta pergunta por mim.

Caso você queira fazer como ele e mudar definitivamente os rumos da sua vida clique aqui!

Caso você queira saber seu perfil financeiro clique aqui e saiba agora mesmo!

Caso você seja um investidor e deseja saber seu perfil de investidor agora mesmo clique aqui!

Descubra seu perfil Financeiro

Gabriel Pozzetti

Gabriel Pozzetti é investidor desde 2006 e trader, certificado ANCORD, CPA-20 e PQO Mesa. Se aprimorou nos Estados Unidos e hoje tem como missão ensinar pessoas a proteger seu dinheiro e encontrarem investimentos de alta rentabilidade e ajuda investidores ambiciosos a terem sucesso.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *