Entrevista ao Vivo na 101.50 da Amazonsat

Estive no Programa “Família” dia 20/09/2014 às 08 da Manhã. Foi uma honra participar deste programa.

Gostaria de compartilhar com vocês as perguntas que tive de responder no programa. Não houve tempo de serem feitas todas as perguntas mas colocarei todas.

Segue também o link da entrevista: http://amazonasfm.com.br/radar-saude/especialistas-esclarecem-duvidas-sobre-dividas/

 

1) POR QUE A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO ENRIQUECE?

A raiz dos problemas está na educação financeira das pessoas. Nas escolas é ensinado como se ensina desde a Era Industrial, “estude, consiga um bom emprego e deixe a empresa em que trabalha, o governo e a previdência social tomarem conta de você”. Isso era justo, na Era Industrial, hoje é um conto de fadas. Há pessoas que ainda não são educadas a seguirem esta linha de raciocínio. Há pessoas que não se preparam para isso.

 

2) E COMO A PESSOA SE PREPARA PARA ISSO?

Pessoas ricas  seguem padrões e princípios comuns a todas elas, quando se trata de dinheiro. Eles são bem rígidos ao utilizarem de planejamento financeiro e seguem diretrizes e princípios para atingirem suas metas e ambições. Eles mudam de contexto e se adaptam a uma realidade para prosperarem.

 

3) FOI ASSIM QUE A ESCOLA DE INVESTIDORES NASCEU?

Sim, muitas pessoas não tem acesso a estes princípios para conseguirem mudar suas vidas e planejar um futuro diferente. Foi com a missão de ser referência em educação financeira diferenciada que a “Escola de Investidores” nasceu. Queremos ajudar as pessoas, ensinando a elas a como administrar o dinheiro. Foi assim que nasceram os cursos de “Finanças Pessoais”, “Guia de Finanças do Ricos” e outros cursos sobre investimentos.

 

4) E QUEM INVESTE PELO BANCO? O QUE DEVERIA FAZER?

Você já parou para pensar em como o banco olha para você? É ele te olha como um ativo, alguém que gera dinheiro ao banco. É de interesse dos grandes bancos que você não entenda sobre “Fluxo de Caixa” e “Finanças Pessoais”, dessa forma eles conseguem lucrar mais.

 

5) COMPRAR IMÓVEL NA PLANTA E APÓS, RECEBÊ-LO, UTILIZAR O ALUGUEL PARA PAGAR AS PRESTAÇÕES É VIÁVEL?

Isso é comum em países com taxas de empréstimos baixas. No Brasil talvez a forma mais barata seja o financiamento imobiliário. O peço dos imóveis subiram muito e a renda não acompanhou essa evolução. Deve haver uma análise  apurada sobre o imóvel e a região para tentar encontrar oportunidades que justifica esse investimento. Os feirões com desconto começaram mas não se sabe até onde os preços podem recuar.

 

6) COMO ECONOMIZAR PARTE DO ORÇAMENTO PESSOAL E FAZER SOBRAR DINHEIRO NO FINAL DO MÊS?

Quando se faz economia você faz sacrifícios e abre mão de algo imediato em toca de algo no futuro melhor, mais importante. Para isso é preciso fazer escolhas e disciplina é essencial. Resolver poupar é uma condição necessária mas não suficiente. Depois é preciso poupar e isso só acontece com disciplina.

 

7) QUANDO SE DEVE COMEÇAR A PENSAR EM APOSENTADORIA?

Ontem. Quanto antes, melhor, por efeito dos juros compostos. A aposentadoria pública está quebrada e é insustentável nos moldes atuais. No passado haviam 10 pessoas ativas para uma pessoa aposentada. Hoje a proporção é de 2 ativas para uma aposentada. Temos menos gente sustentando os que já estão aposentados, que viverão por muito tempo. Com a queda no número de nascimentos e o aumento da expectativa de vida, a situação vai ficando cada vez pior.

 

8) QUAIS AS VANTAGENS DE SE INVESTIR NA POUPANÇA, CAPITALIZAÇÃO E CDB?

A vantagem é somente a disponibilidade praticamente imediata em todos eles. Não vejo qualquer outra vantagem em termos de rendimento. Há outros produtos que possuem praticamente a mesma segurança e rendem mais.

 

9) QUALQUER UM PODE SE TORNAR MILIONÁRIO?

Sim, dependendo da idade que a pessoa se aposentar, se ela começar cedo, pode investir desde R$ 329 e quanto mais cedo deseja se aposentar, mais terá de investir todo mês. Quanto mais tarde começar, mais terá de poupar.

 

10) O QUE FAZ UMA PESSOA RICA E OUTRA NÃO?

Os ricos guardam uma parcela de tudo que ganham. Os Ricos não contraem dívidas para adquirirem passivos. Os ricos se planejam para administrar suas finanças. Por que não começar a fazer o que eles fazem?

 

11) POR ONDE DEVO COMEÇAR?

Comprovadamente o investidor bem informado, entende o que está fazendo. Ele consegue obter resultados melhores do que o investidor que não entende o que faz. O primeiro passo é se educar através de cursos e palestras. Depois de aprender é indicado buscar assessoria junto a um Agente de Investimentos, que irá traça seu perfil e lhe indicar os investimentos e planos de finanças adequados ao seu perfil.

 

12) QUAL INVESTIMENTOS OBTEVE MAIS RETORNO? IBOVESPA, IMÓVEIS OU CDI?

Há sempre pessoas falando mal ou bem de qualquer investimento, ou seja, há pessoas ganhando, ganhando muito, perdendo, ou perdendo muito. Mas regra geral, os investimentos que você escolher poderão trazer bons retornos ou não. O que influenciará é o conhecimento que você tem acerca desses investimentos, isso sim determinará seu sucesso ou não. Há pouco tempo foi divulgado um estudo comparando o Ibovespa, o CDI e os Imóveis e este estudo apontava que o CDI foi o mais rentável do que os imóveis e o Ibovespa. Isso sim é um bom indicador para quem não tem conhecimento para quem não tem conhecimento e quer buscar um bom rendimento.

 

13) O QUE É IBOVESPA E POR QUE ELE APARECE DIARIAMENTE NOS NOTICIÁRIOS?

ele aparece nos noticiários por ser o principal Índice da Bolsa de Valores. Representa a composição das 68 ações mais negociadas na Bolsa. Além dele há diversos outros Índices e há também diversas outras ações negociadas em Bolsa, assim como os famosos Fundos Imobiliários.

 

14) O QUE SÃO FUNDOS IMOBILIÁRIOS? QUAL A VANTAGEM DELES?

Os Fundos Imobiliários são grandes empreendimentos imobiliários onde há vários cotistas. São 65 Fundos diferentes. São muitas as vantagens dos Fundos Imobiliários se comparados com Imóveis tradicionais mas a principal delas é que você não precisa de mito dinheiro para investir. É possível começar com 10 mil ou 15 mil reais.

 

Espero ter ajudado e espero que este programa ajude pessoas a começarem a se preparar para o futuro, pois ele é incerto e pode ser doloroso ou não, depende de cada um de nós.

 

Caso você queira fazer como ele e mudar definitivamente os rumos da sua vida clique aqui!

Caso você queira saber seu perfil financeiro clique aqui e saiba agora mesmo!

Caso você seja um investidor e deseja saber seu perfil de investidor agora mesmo clique aqui!

Descubra seu perfil Financeiro

Gabriel Pozzetti

Gabriel Pozzetti é investidor desde 2006 e trader, certificado ANCORD, CPA-20 e PQO Mesa. Se aprimorou nos Estados Unidos e hoje tem como missão ensinar pessoas a proteger seu dinheiro e encontrarem investimentos de alta rentabilidade e ajuda investidores ambiciosos a terem sucesso.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *