A maior corretora do Brasil cria XP Bitcoin

 

A XP Investimentos, umas das maiores corretores de valores do Brasil sinaliza sua vontade de atender a demanda do cliente, arquivando patente da marca XP Bitcoin.

O movimento poderia legitimar o Bitcoin aos olhos de investidores médios brasileiros, apesar dos protestos e avisos públicos da empresa, trazendo uma grande corretora latino-americana para o mercado de moedas digitais.

Brasil é grande, grande, grande

Recentemente a Folha de S.Paulo (Folha), um dos maiores jornais de circulação no Brasil, detalhou a respeito da moeda a seus leitores. Acompanhe aqui a matéria. A Folha é de propriedade da Grupo Folha, que também opera o portal de internet mais popular do Brasil, o Universo Online.

"Não é de admirar que os brasileiros estejam procurando alternativas financeiras como Bitcoin". João Paulo Oliveira, analista chefe de moedas digitais da XP Investimentos (XP), a maior corretora brasileira.

A XP já solicitou patentear uma marca, XP Bitcoin, possivelmente uma futura subsidiária de corretagem:

Fonte: inpi.gov.br

XP Bitcoin

XP Bitcoin tem um importante significado para uma classe de investidores domésticos já familiarizada no mercado financeiro. 

O país atravessou uma grande crise nos últimos anos. A corrupção está impugnada na política, com impeachments e investigações em curso.

Desde 2015, a economia do Brasil está em queda livre, aumento do desemprego, déficits orçamentários catastróficos, desastres de rating de crédito, uma taxa de inflação bem acima de sete por cento. Seu PIB caiu consecutivamente, 2015 e 2016, a última vez que aconteceu isso foi nos anos 80. 

Não é de admirar que os brasileiros estejam procurando alternativas financeiras como Bitcoin.

Corretoras convencionais, como a XP, trazem consigo muito mais incentivo a regulamentação do governo. 

A regulamentação e uma maior conformidade traz o aumento da burocracia o que trará uma demanda do mercado pelas corretores e trocas P2P (pear to pear).

No entanto, para o investidor comum da XP, a possibilidade de expansão para o mercado de moedas digitais é positiva.

Os questionamentos naturais ocorrem, por exemplo como a XP vai balancear os problemas de liquidez e os preços ?, utilizará uma plataforma própria ou de terceiros?

Mas em geral a chegada da maior corretora do país no mercado de moedas digitais é evidência de que a indústria está evoluindo e atraindo a atenção dos investidores e dos grandes especuladores do mercado de capitais.

O que você acha? A chegada de uma grade corretora como a XP Investimentos no mercado de moedas digitais é importante para o sucesso do Bitcoin? Deixe-nos saber nos comentários.

Descubra seu perfil Financeiro

Gabriel Pozzetti

Gabriel Pozzetti é investidor desde 2006 e trader, certificado ANCORD, CPA-20 e PQO Mesa. Se aprimorou nos Estados Unidos e hoje tem como missão ensinar pessoas a proteger seu dinheiro e encontrarem investimentos de alta rentabilidade e ajuda investidores ambiciosos a terem sucesso.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *