Wealth Management: como está a gestão da sua riqueza?

Wealth Management: como está a gestão da sua riqueza?

wealth managment
A gestão de grandes fortunas sempre foi uma constante para os diversos bancos, que, até então, tratavam seus clientes de maior patrimônio da mesma maneira com que lidavam com clientes com aplicações de menor volume financeiro — oferecendo os mesmos serviços.

Contudo, os bancos perceberam que clientes com maior patrimônio e, portanto, com maior potencial de investimento — e, consequentemente, com maior probabilidade de retorno — deveriam ter acesso a um serviço mais individualizado.

Assim surgiu o conceito de Wealth Management, e é sobre esse serviço que falaremos no post de hoje. Se você é ou pretende ser um investidor e ainda não sabe como ele funciona, confira abaixo!

O que é Wealth Management

Wealth Management — em tradução livre, gestão de fortunas (ou riquezas) — é um serviço bancário que visa oferecer atendimento personalizado para o cliente, tendo em vista suas necessidades individuais, em consonância com o seu capital financeiro. De forma resumida, podemos dizer que o Wealth Menagement é um tipo de serviço financeiro que tem por meta otimizar os investimentos de seus clientes — sejam eles pessoas físicas ou mesmo corporações.

Como funciona o Wealth Management

Para isso que os investimentos dos clientes sejam mais lucrativos, é usado todo um instrumental baseado nas características de cada conta, nos objetivos do cliente e no seu patrimônio. A gerência do investimento é feita por gestores altamente especializados e experientes, capazes de entender as necessidades de cada caso e atendê-las de forma eficaz.

Para se ter uma ideia, o retorno de um cliente de wealth menagement chega a ser, ao ano, 35% superior ao de um cliente comum, por exemplo.

Como se tornar um cliente de Wealth Management

Renda mínima

O private banking, como o wealth menagement é mais conhecido no Brasil, é auto-regulado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), que determina as condições mínimas para que o serviço de private banking seja prestado em território nacional. Normalmente, o serviço é ofertado para clientes com patrimônio financeiro igual ou superior a 1 milhão de dólares americanos, contudo a ABIMA permite que, no Brasil, o serviço seja disponibilizado para clientes com patrimônio mínimo de 1 milhão de reais.

Acesso ao private banking

A maneira mais comum para ter acesso aos serviços exclusivos de uma conta de private banking é através da análise que o próprio banco do cliente faz do seu patrimônio. Ou seja, baseados nos critérios que as instituições financeiras possuem para ofertar o serviço — tanto critérios próprios quanto os mínimos estabelecidos pela ANBIMA — os próprios bancos oferecem o serviço aos clientes que se enquadram no perfil.

Também é possível ter acesso aos serviços de private banking através da indicação de outros clientes do banco, que já possuem o serviço, ou mesmo entrando em contato com a instituição financeira para verificar a disponibilidade da prestação do wealth menagement.

Na dúvida, busque ajuda especializada

Caso você esteja em dúvida se deve ou não optar pelo serviço de private banking, vale à pena buscar ajuda especializada junto ao seu banco. Hoje, a grande maioria dos bancos de varejo possuem o serviço de gestão de grandes fortunas, com um enorme portfólio de investimentos diversificados para oferecer aos seus clientes especiais. Também há os bancos de investimentos e os especializados em wealth menagement.

Todos esses critérios e protocolos são necessários para ter acesso a esse serviço para que seus patamares elevados garantidos. No fim das contas, isso representa uma segurança a mais para o cliente que deseja otimizar a gestão da sua riqueza.

O que achou dessas informações? Aproveite para aprender, também, as 5 regras do dinheiro que toda pessoa com mais de 20 anos deveria saber!

 

Caso você queira fazer como ele e mudar definitivamente os rumos da sua vida clique aqui!

Caso você queira saber seu perfil financeiro clique aqui e saiba agora mesmo!

Caso você seja um investidor e deseja saber seu perfil de investidor agora mesmo clique aqui!

 

Descubra seu perfil Financeiro

Gabriel Pozzetti

Gabriel Pozzetti é investidor desde 2006 e trader, certificado ANCORD, CPA-20 e PQO Mesa. Se aprimorou nos Estados Unidos e hoje tem como missão ensinar pessoas a proteger seu dinheiro e encontrarem investimentos de alta rentabilidade e ajuda investidores ambiciosos a terem sucesso.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *